Aprendizado através do Condicionamento. Já ouviu falar ???

cond

No Post de hoje vamos falar sobre o aprendizado através do condicionamento.

Estamos na batalha do desfralde desde janeiro, conversando com meu Pai sobre as dificuldades veio a ideia de tentar o aprendizado através do condicionamento.

Com certeza muita gente já conhece ou ouviu falar sobre o fisiologista russo chamado Ivan Pavlov (1849-1936).

Este grande cientista fez uma das grandes descobertas científicas da atualidade:

o reflexo condicionado.

Foi uma das primeiras abordagens realmente objetivas e científicas ao estudo da aprendizagem, principalmente porque forneceu um modelo que podia ser verificado e explorado de inúmeras maneiras, usando a metodologia da fisiologia.

Pavlov  por seus trabalhos, recebeu o prêmio Nobel concedido na área de Medicina e Fisiologia em 1904.

Estudamos na escola essa experiência clássica – Cão de Pavlov

Todas as vezes que o cão ouvia a campainha já salivava aguardando pelo pedaço de carne. Um estímulo que nada tem a ver com a alimentação, meramente sonoro, passa a ser capaz de provocar modificações digestivas.

O que Pavlov descobriu é que esses reflexos também podem ser criados do nada, sem um motivo concreto para eles entrarem em ação, além de não funcionarem apenas com animais.

Como exemplo:

  • Filme de terror,  na hora do ataque sempre tocava a mesma trilha sonora de suspense, chega uma hora no filme em que as notas musicais, sozinhas, já metem medo nos espectadores, mesmo que nem haja nada em cena.
  •  A própria publicidade usa essas descobertas a seu favor. Comercial tenta associar a  felicidade com uma rede de fast-food, as idéias do russo estão lá, bem no fundo.

As ideias vão surgindo e a gente mesmo vê que o reflexo funciona com a gente !! Eu não posso escovar os dentes sem antes ir ao banheiro. O simples barulho da água já me deixa com vontade !!!

Pensando nisso começamos abrindo a torneira para a Amanda escutar o barulhinho para ficar com vontade, nada, então tentei no banho, com a água escorrendo nela, pedi um xixi e pronto fez . ” Detalhe ” . No ínicio só fazia se a bexiga estivesse super cheia.

Amanda acorda e nada de xixi, então para que ela não fique segurando por muito tempo estipulamos horários limites se não fez dou banho: 10:00 da manhã, antes de ir para a escola 13:00, ao voltar para casa 18:30 e antes de dormir 21:30 .

De madrugada não usa mais fralda !! Huuuuuuuu!!!!

Por enquanto foi o jeito que encontramos, o Lúcio disse que o próximo passo e levar o penico para o chuveiro.

A  escola também está fazendo a sua parte a Tia Maria faz ela lavar a mão antes de sentar na patente, ela já fez duas vezes na privadinha, uma no chão, como fica difícil saber a hora do xixi a tarde as vezes acaba fazendo no pé !!!

Muitas Mães já me disseram que o processo é lento, que leva por volta de um ano. Vamos então ter paciência .

Beijos  Simone Santiago Marques

 



Deixe um comentário