Começando nossa história …

Fui Mãe a primeira vez com 31 anos, tive um pouco de dificuldade de engravidar demorei oito meses.

Como estava demorando decidimos iniciar o tratamento em uma clínica de reprodução humana com o Dr Lídio, nos preparativos para os exames engravidei.

Mãe de primeira viajem com medo de tudo! (quem me conhece sabe que até hoje sou medrosa). a primeira gravidez foi muito tranquila e a Camila nasceu sem maiores sustos ou preocupações. Depois de 5 anos decidimos ter mais um bebê, já estava então com 36 anos. Achamos que cinco anos de diferença de um Bebê para outro seria o ideal .

Antes disso, no final de 2006 descobri que estava com endometriose no ovário, e isso seria um problema para engravidar. Em Curitiba fui ao médico especialista em videolaparoscopia do Hospital Nossa Senhora das Graças Dr Edison Luiz Almeida Tissot, depois de vários exames, passei por este procedimento em fevereiro de 2007.

Depois do procedimento, e durante seis meses seguintes, precisei tomar mensalmente uma injeção no umbigo para não menstruar, provocando uma menopausa, assim a endometriose seria controlada.

Essa injeção é um medicamento caríssimo, uma dose custava R$ 600,00.  Zodalex é o nome. Na época era possível solicitar junto a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. Para ter direito é preciso um trabalho grande com a burocracia, o médico precisa ter muito cuidado no preenchimento de formulários, tempo para aprovação por parte da Secretaria, etc.

Cada solicitação feita serve para 3 doses e no meu caso o tratamento precisava de 6, então tive que passar pelo processo duas vezes. Depois da aprovação é preciso ir bem cedinho na Secretaria buscar a dose do mês.

Todos os meses enfrentar uma fila com uma multidão, a injeção tem que ser aplicada no mesmo dia (imagina a logística !!, Médico , trabalho). A fila é grande e é possível ver como a população sofre para receber medicamentos, quem sabe um dia teremos um sistema de saúde com um atendimento digno e sem filas.

Para iniciar o tratamento logo após o procedimento de videolapararoscopia, contamos com a ajuda da família para comprar a primeira injeção. Após 30 dias a Secretaria liberou a segunda dose.

Após este período de tratamento que durou seis meses começamos o tratamento para engravidar, desta vez levei quatro meses e conseguimos!!!

Beijos   Simone Santiago Marques

 



Deixe um comentário