Desenvolvimento de competências funcionais em crianças com Síndrome de Down

ciencias_7Dando continuidade aos Posts sobre o VII Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down, hoje vamos falar sobre a palestra da Sra Olga Pinto dos Santos ela é coordenadora do programa de Desenvolvimento de competências funcionais em crianças com Síndrome de Down em Portugal.

Esse programa de desenvolvimento agregou a matéria de Ciências a grade curricular, foi realizado um projeto piloto, onde alunos e professores realizaram experimentos na própria sala de aula e descobertas.

Essas aulas foram acompanhadas pela professora Olga que tinha em mente a inclusão das crianças com Síndrome de Down nesses experimentos.

As vivências foram um sucesso, abaixo algumas das experiências.

-Germinação – Plantaram sementes e foram acompanhando seu crescimento, aprendendo como era importante a água e o sol para seu desenvolvimento. Ficaram encantados em saber exatamente como funcionava a natureza.

-Fermento – Ao fazer o pão verificaram com espanto o crescimento da massa. Uma das crianças disse a professora que agora sabia como o bolo da vovó crescia !!!

-Sementes – os alunos levaram várias sementes de tamanhos variados, e dividiram em grupos essas sementes, por tamanho, cor e peso. Um dos alunos queria pesar as sementes e a professora não tinha levado uma balança, ficou combinado então de pesar as sementes na próxima aula, e assim foi feito.

Os professores que foram desafiados a participar do projeto, no início não estavam muito confiantes se realmente daria certo. Mas chegando ao final se sentiram encorajados a integrar e desafiar as crianças para o pensar, eles podem tudo !!!

Beijos  Simone Santiago Marques

 



2 Comentários para “Desenvolvimento de competências funcionais em crianças com Síndrome de Down”

Deixe um comentário