Desfralde !!!! Agora sem volta !!!! Parte 1

fraldinha

Pois é !!! O negócio não é fácil. Cada criança têm seu tempo, em 2014 em setembro tentamos iniciar o desfralde, em Curitiba o tempo acabou por atrapalhar e a Amanda acabou ficando bem resfriada e tivemos que voltar atrás, início de 2015 férias em hotéis ( com carpet),  frio na Disney e vários dias de parque praticamente impossível continuar.

Quando retornamos no início da aulas começamos novamente, de manhã em casa sem fralda, a tarde para a escola calcinha americana com ” modes ” dentro e nada de conseguir !!!

Deixava a Amanda sentada no penico, por vários minutos, poucas vezes fazia, quando convidada para sentar ao trono, não queria nem saber dele, inclusive ele foi agredido váriassss vezzess , um tapa e um não querooo !!!!!

Então vi uma matéria que a Erika Campos postou no Face ” Desfralde em três dias ” , pois bem pensei ” Não dá mais para esperar !!! Sete anos , já vai para o Jardim III, vamos tentar só que agora sem volta!!!

Pesquisando na internet encontrei várias dicas neste blog , que fala sobre a mesma técnica ! Inclusive com esse mantra sensacional e animador !!!

Primeiro, tenha sempre em mente o grande mantra do desfralde-que-parece-infinito: Demore mais, demore menos, o desfralde SEMPRE acontece.

Segundo, saiba que você pode até ensinar a criança, prepará-la com as ferramentas necessárias, ser positiva e apoiá-la sempre, mas o resultado final está 100% nas mãos dela !!!

Essa técnica está na internet em inglês também para quem quiser ler  link 

Chamada 3 Day Potty Training, criada por Lora Jensen , não fiquei presa nesses três dias, mas mesmo assim segui as regras, que são firmes e objetivas.

A maior dificuldade é que a Amanda não percebe a hora que ela precisa ir ao banheiro, e também não se sente incomodada de ficar com a roupa molhada ou com cocô na calcinha.

Vamos então as regras !!!

  • Apenas 1 pessoa, de preferência a mãe ou o pai, deve aplicar esta técnica e ficar responsável durante os 3 dias seguidos;
  • Nesses dias é recomendado que a mãe ou o pai fique sempre em casa, evitando sair e deixando as refeições já prontas para ter o mínimo de tarefas possíveis.
  • Caso já se tenha tentado outra técnica para desfraldar, deve-se esperar, no mínimo, 1 mês para fazer esta nova técnica, para que a criança comece a aprendê-la sem resistir e sem associá-la de forma negativa às últimas tentativas;
  • Ter um penico em casa, que deve estar no banheiro, perto do vaso sanitário ou uma escadinha com um redutor para a criança subir no vaso sanitário;
  • Ter cerca de 20 a 30 calcinhas ou cuecas em casa para trocar toda vez que escapar xixi ou cocô ;
  • Ter reservado figurinhas adesivas ou algo que a criança goste muito para entregar como prêmio sempre que ela conseguir ir no banheiro e fazer xixi ou cocô no vaso sanitário.

Vamos as observações !!!

  • Fiquei eu a responsável pelos três dias, como a Amanda gosta de dormir, acordei mais cedo e já deixei o almoço pronto e a casa organizada.
  • No início da férias ela ficou  20 dias de fralda para poder relaxar e iniciarmos essa nova etapa do zero
  • O livro com as figurinhas comprei em uma feira e a Amanda amou os personagens que pude escolher cinco tipos.

1º Dia 

  1. Depois de acordar tirei a fralda e vesti uma roupinha com calcinha
  2. Fomos juntas até o lixo e fizemos o ritual de jogar as fraldinhas no lixo juntas, expliquei para ela que ela estava crescendo e que uma mocinha usa calcinha.
  3. Brincamos durante a manhã e o primeiro xixi chegou as 11:00 quando vi, já coloquei ela sentada no penico, este primeiro foi só no chão.
  4. Segundo xixi foi as 14:10 também no pé e nem um pingo no penico.
  5. Terceiro as 17:30 começando no chão, estávamos perto do banheiro na patente não fez nada, ao chegar no quarto o xixi continuou no chão;
  6. Em todas as vezes lembrava que caso ela estivesse com vontade de fazer xixi deveria me avisar , as vezes eu esquecia e perguntava  ” quer fazer xixi? ” rss a resposta sempre não !! Na técnica ela diz para evitar de perguntar se ela quer ir ao banheiro.
  7. No último xixi 21:30 fez metade no chão metade no penico !!! Muita comemoração !!! colamos figurinha aplaudimos, abraçamos e fomos até a patente dar tchau para o xixi !!
  8. Na hora de dormir , não coloquei a fralda, quando adormeceu coloquei o modes, pela manhã tirei antes dela acordar. O modes estava com xixi

Fico pensando que demorei demais para tirar a fralda li que  quanto menor a criança, mais rápido será o desfralde. A idade ideal é de 22 meses, mas costuma funcionar bem até por volta de 2 anos e meio.

Dizem que a partir daí, fica cada vez mais difícil, pois quanto mais velha a criança, maior é seu apego pelas fraldas e pela comodidade de fazer tudo ali, sem precisar parar de brincar. Penso que isso é verdadeiro!!!

 

No próximo post vou contar como foram os outros dias !!!

Beijos   Simone Santiago Marques

 



4 Comentários para “Desfralde !!!! Agora sem volta !!!! Parte 1”

  1. Também as vezes penso isso sobre ter demorado, o meu tem quase quatro na verdade dia 02 segunda faz quatro anos já tentei tirar com dois anos e meio, três anos e meio e nada. Claro alguns fatores atrapalham como algumas cirurgias. Mas é muito difícil.

    Responder
    • Tati, o principal e tentar, se você verificar que não dá, não deu. Tente mais para frente. A maioria das mães dizem que o tempo total do desfralde é de um ano. Temos que ter paciência e ir tentando. Boa sorte ! Beijos Simone

      Responder
  2. Minha filha teve o desfralde diurno tranquilao, com 2 anos. Mas o da Noite vou te contar!! Fez xixi na cama ate os 7 anos! Espero que os gemeos nao puxem essa parte!

    Responder

Deixe um comentário