Erika Campos Escreve – Uso da Bandagem Terapêutica em Crianças Down

k

A bandagem terapêutica foi criada pelo japonês Kenso Kase em 1970 , para ser usada em atletas como alívio para dores, inchaços e para alongar determinada musculatura.

Na fonoaudiologia o seu uso começa a ser explorado. Apesar de poucas pesquisas na área, observamos sua grande eficácia nas terapias, principalmente em bebês e crianças com Síndrome de Down.

Podemos obter com o uso da bandagem elástica benefícios com:

  • Melhora do Tônus Facial
  • Melhora da postura respiratória
  • Melhora do vedamento labial e respiração nasal
  • Adequação da postura de língua
  • Diminuição da sialorreia
  • Facilita a coordenação de alguns movimentos para a fala ( orbicular de lábios para os fonemas x e j )
  • Melhora na realização das Funções Neurovegetativas ( Respiração, Mastigação, Deglutição e Sucção ).

É de extrema importância salientar que tais resultados são alcançados com o uso da bandagem elástica associada a exercícios e técnicas específicas para cada função muscular que desejo trabalhar a fim de otimizar meus resultados com o paciente.

Muitas pessoas pensam que somente com o uso da bandagem os resultados poderão ser alcançados de imediato e não é assim.

Para aplicação da técnica é necessária a formação com profissionais habilitados e credenciados.

É um trabalho muito sério, pois precisamos saber qual músculo será trabalhado, sua origem e término, a função do mesmo e o objetivo do trabalho com a aplicação.

Os exercícios específicos juntamente com o uso da bandagem são de extrema importância para obter o resultado desejado.

Tanto a colocação, a retirada e o tempo de permanência necessitam de orientações e cuidados específicos, assim como a orientação da marca da bandagem.

Em relação às cores das bandagens não existe diferença frente à resistência da elasticidade. Usamos de acordo com a preferência dos pacientes e de seus pais.

Mais uma vez quero salientar que somente um fonoaudiólogo habilitado pode fazer uso deste recurso.

Por isso conversem com seu fonoaudiólogo a respeito da sua formação , pois só assim tanto terapeutas como nossas crianças terão resultados maravilhosos com o uso desta técnica aliada ao nosso trabalho!

Erika Campos – Fonoaudióloga- Especialista em Síndrome de Down – Membro da Therapy Taping Association – Telefones : ( 041 ) 3333 3322 9206 3236

 



10 Comentários para “Erika Campos Escreve – Uso da Bandagem Terapêutica em Crianças Down”

  1. Fernanda S. Schittini Gardoni

    Tenho um filho de seis anos portador da síndrome de down, ele conversa muito bem, vem se desenvolvendo e nos dando só alegrias, mas, nos preocupamos muito por ele até hoje não mastigar a comida, ele faz o movimento de mastigar depois que já engoliu a comida. Não tinha ouvido falar sobre esta bandagem para esta parte do corpo e com este objetivo, será que para ele funciona bem?

    Responder
    • Fernanda, o ideal é marcar consulta com uma Fonoaudióloga para que ela avalie, a Amanda não fez as bandagens, achei super interessante. Mande um email para a Erika Campos ela está no facebook também. Beijos Simone

      Responder
  2. I simply want to mention I am beginner to weblog and honestly loved your page. Almost certainly I’m likely to bookmark your website . You really come with fantastic well written articles. Cheers for sharing with us your web-site.

    Responder
  3. May I just say what a comfort to find somebody who truly knows what they are talking about online. You certainly understand how to bring an issue to light and make it important. More and more people really need to look at this and understand this side of your story. I was surprised you’re not more popular since you certainly have the gift.

    Responder

Deixe um comentário