Iniciando a escovação

 

Iniciando a escovação 

Até os 6 meses, realizamos a  limpeza da boquinha da Amanda com gaze umedecida com água filtrada. Massageávamos a gengiva suavemente, a limpeza também pode ser feita com uma dedeira, só não pode esquecer que após utilizá-la é  preciso lavá-la e esterilizá-la .
Além de remover restos de leite, o objetivo também é prevenir a estomatite.  A estomatite é um vírus que se aproveita de uma baixa imunidade da criança, causando feridas na boca e garganta que parecem aftas. Quando isso acontece, a criança baba muito e fica com grande dificuldade de se alimentar. A Amanda sofreu bastante com estomatite.

A primeira ida ao odontopediatra pode acontecer a partir do terceiro mês, mas não deve passar do primeiro ano.Iniciamos a escovação propriamente dita na Amanda assim que nasceu o seu primeiro dentinho, com 8 meses, existem modelos específicos de escova para cada faixa etária, basta checar a indicação na embalagem. A quantidade de cerdas, que sempre devem ser macias, e o tamanho da cabeça evoluem de acordo com o aparecimento dos dentes.

Na maioria das vezes a  troca da escova deve ocorrer mensalmente, no caso da Amanda as cerdas acabam ficando muito abertas, pois ela morde a escova quando estamos escovando, neste caso acabamos trocando a escova a cada 20 dias.

Quando escovamos os dentes levamos a Amanda junto para que ela nós veja escovando, oferecemos uma escova infantil  a ela de presente e ela tentava nos imitar.

Realizamos as seguintes etapas: 
  1. Brincando com uma escova na boca
  2. Praticando a escovação sem pasta dental
  3. Escovando com um creme dental sem flúor ou com flúor após os 36 meses de idade.

Escovamos os dentes dela depois das refeições e antes de dormir, essa rotina se transforma em hábito e escovar os dentes, passa a ser divertido, colocamos pouca pasta para que ela evite de engolir .

Nos posicionamos atrás dela, apoiamos sua cabeça na nossa barriga e seguramos o queixo da princesa. Ela já abre a boquinha e realizamos a sequência abaixo, foi a melhor maneira de conseguir escovar todos os dentinhos dela. Por último fazemos caretas com a língua para fora e realizamos a escovação da língua.

Para facilitar:

  1. Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. ( após 36 meses)
  2. Primeiro limpamos as superfícies internas dos dentes, é aonde a placa se acumula mais.
  3. Escove suavemente para frente e para trás.
  4. Escove todas as superfícies dos dentes voltadas para a bochecha.

Como escovar – Abaixo com figuras 
1. Com a escova paralela à linha da gengiva, faça, durante dez segundos, movimentos circulares em grupos de quatro dentes.
ilustração_passo1 (Foto: Pablo Mayer)
2. Em seguida, as cerdas devem deslizar da gengiva para a ponta dos dentes, inclusive na superfície interna
deles
.ilustração_passo2 (Foto: Pablo Mayer)
3. Escove os dentes do fundo com movimentos de vai e vem (trenzinho).
ilustração_passo3 (Foto: Pablo Mayer)
4. Por fim, passe a escova nas bochechas e na língua, pois ali ficam bactérias capazes de causar mau hálito.

ilustração_passo4 (Foto: Pablo Mayer)

Beijos        Simone Santiago Marques

 



Deixe um comentário