Isenção IOF como funciona ?

 iof

Hoje vamos falar sobre a isenção do IOF ( Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros).

A Isenção de IOF para a compra de veículo (0 ou usado) é um direito da Pessoa com Deficiência, regido pela Lei nº 8.383 de 30.12.91, no artigo 72 inciso IV.

Clique para visualizar o formulário Requerimento de Isenção de IOF para Pessoas Portadoras de Deficiência Física.

Segundo a Lei 8.383/91, estão isentas do IOF as operações de financiamento para a aquisição de automóveis de passageiros de fabricação nacional de até 127 HP de potência bruta (SAE), quando adquiridos por pessoas portadoras de deficiência física, atestada pelo Departamento de Trânsito do Estado onde residirem em caráter permanente, cujo laudo de perícia médica especifique:

  •  O tipo de deficiência  física e a total incapacidade do requerente para dirigir automóveis convencionais; Isso quer  dizer que somente será liberado o imposto se o condutor for o Deficiente Físico  – Art. 72 – IV;

FiguraSeta Atenção!  A isenção do IOF não alcança os portadores de deficiência visual, mental severa ou profunda, ou autistas por falta de previsão legal.

  • A habilitação do requerente para dirigir veículo com adaptações especiais, descritas no referido laudo.

Esse  benefício para a compra de carro só poderá ser usado uma única vez – Art. 72 § 1º a).

O tempo de espera para venda do veículo :

  • IPI  – 2 anos
  • ICMS – 2 anos
  • IOF – 3 anos          Será que vale a pena ????

Vou fazer um post sobre como funciona o financiamento com simulações.

Obrigada  Simone Santiago Marques

 



8 Comentários para “Isenção IOF como funciona ?”

  1. afinal… qual sera a resposta da pergunta final. Isenção de IOF vale a pena?

    Qto é a porcentagem de IOF no valor do veiculo?

    No caso de compra de veiculo a vista existe IOF?

    no aguardo

    Responder
    • A resposta é que não vale a pena !! IOf 3 anos sem vender o carro. ICMS e IPI 2 anos. O IOF é usado somente nas operações de financiamento do veículo . A vista não existe IOF. Boa sorte Simone

      Responder
  2. Jorge Coelho

    Olá boa noite Simone,temos uma filha com dowm,e usamos muito o transporte público para os acompanhamentos dela,gostaria de saber se podemos adquirir um veiculo usado com a isenção, e se pode parcelar o valor?Ah também gostaria de saber se como pai tenho algum direito a bolsa de estudo superior?

    Responder
    • Jorge, infelizmente a isenção é somente para veículos zero km. Pode fazer financiamento direto na concessionária. Quanto a direito a bolsa de estudo, não existe nenhum tipo de incentivo do governo. Boa sorte Simone

      Responder
  3. Paulo Santiago

    Tenho um filho com paralisia cerebral, ele é totalmente dependente fisicamente.O que devo fazer para conseguir esse desconto que ele tem direito?

    Responder

Deixe um comentário