Pequenas conquistas uma grande vitória – desfralde número 2

fazer-coco

Estamos muito felizes com nossa princesa Amanda, para nós cada pequena conquista é uma grande celebração.

Desfralde do número 2, está sendo mais fácil do que o desfralde do xixi, ela faz cocô um dia sim , um dia não, na maioria das vezes quase no mesmo horário, isso facilita muitooo.

Para a criança, o desfralde é uma tarefa nova que implica em adaptações e, também, em aprender a abrir mão do que se está fazendo para ir ao banheiro o que, em seu universo, pode ser uma grande renúncia.

Esse é, sem dúvida, um dos grandes marcos do desenvolvimento infantil e também um desafio para pais e crianças. Além disso, é um dos primeiros passos rumo à autonomia .

No momento do desfralde, a criança descobre algo que depende exclusivamente dela, da vontade dela.

É importante ressaltar que cada criança tem um ritmo diferente e é fundamental respeitar os seus limites, cada processo será único e não depende apenas do nosso desejo.

Quando a Amanda consegue fazer o número 2 na patente, transformamos em um acontecimento!!!  Afinal, para a criança, é um acontecimento, ela está vencendo mais uma etapa de seu desenvolvimento.

Para ajudar nessa hora optamos por comprar um assento redutor com  escadas (apoio para os pés). Isto facilita muito a tarefa por duas razões: a primeira, ela se sente segura tendo um chão a seus pés (é comum a criança ficar insegura no vaso, pois ele é alto, tem um buraco e o que cai ali, desaparece!); e a segunda razão é fisiológica, o apoio plantar facilita para fazer força, o que é necessário para expelir o cocô.

Amanda têm feito cocô vários dias na patente, as vezes escapa, quando exagera na alimentação, o cocô acaba vindo em horário diferente, mas cada dia os escapes diminuem.

Nossa maior felicidade foi quando a Amanda ( a dois dias atrás) me chamou e pediu ir ao banheiro, sentou e fez o número 2  !!! Nossa que orgulho da nossa pequena. comemoramos muito!!!

Acho que as palavras mais importantes nessa fase do desfralde são paciência, amor e dedicação. Como é maravilhoso ver a recompensa de todas essas virtudes no sorriso de felicidade dos nossos filhos quando elogiados pelas suas conquistas.

Nosso mantra – ” É preciso viver cada dia de uma vez”.

 Beijos  Simone Santiago Marques

 



Deixe um comentário