Você sabe o que é Autismo ?

Autismo

Estava aguardando a Amanda na fono e vi um folheto da UPPA União de Pais pelo Autismo, achei super interessante e resolvi compartilhar com vocês , muitas pessoas têm dúvidas do que é o Autismo, vamos esclarecer então .

O que é Autismo ?

É um transtorno do desenvolvimento, chamado de Transtorno do Aspectro Autista ( TEA ), cujos sinais surgem antes dos três anos de idade. Os principais sintomas são :problemas com a linguagem, na interação social e no comportamento ( que é restrito e repetitivo ) .

Incidência

O autismo atinge mais os meninos, com uma proporção de cerca de cinco casos entre eles para um entre meninas. Estima-se que em cada 88 nascimentos, ao menos um bebê apresente algum grau de autismo.

Diagnóstico

A identificação precoce precisa ser feita o mais depressa possível para que  crianças com autismo  possam ter acesso a ações e programas de intervenção com melhores resultados. Os casos em que há suspeita de autismo na infância devem ser analisados principalmente por neuropediatras ou psiquiatras infantis.

Sinais

Confira características comuns em crianças com autismo:

  • Motores

Correr de um lado para o outro, bater palmas ou chacoalhar as mãos para cima e para baixo ( movimento chamado de Flapping) .

Têm ações atípicas repetitivas, como alinhar / empilhar brinquedos, observar objetos aproximando-se muito deles, prestar atenção exagerada a certos detalhes de um brinquedo

Dificuldade de se aninhar no colo dos cuidadores ou extremo desconforto

  • Sensorias

É comum o hábito de cheirar ou lamber objetos, sensibilidade exagerada a determinados sons ( como liquidificador ou secador de cabelos )

Insistência visual em detalhes de objetos ou naqueles que têm luzes que piscam e/ ou emitem barulho, bem como nas partes que giram ( como ventiladores ).

  • Rotinas

Há tendência a rotinas ritualizadas e rígidas e as mudanças podem desencadear crises de choro, gritos ou manifestações intensas

Algumas crianças, por exemplo, só bebem algo se usarem sempre o mesmo copo, outras exigem que os alimentos estejam dispostos no prato sempre da mesma forma

  • Fala

Muitos repetem palavras que acabaram de ouvir, imitam falas ou ” slogan / vinhetas ” que ouviram na televisão sem sentido contextual

Pode haver características peculiares na entonação e no volume da voz

Algumas crianças deixam de falar de forma gradual e súbita

Dificuldade de encontrar formas de expressar diferentes sentimentos, preferências e vontades

Família

O cuidado da pessoa com autismo exige da família extensos e permanentes períodos de dedicação , o que prejudica o trabalho, o lazer e até cuidados da saúde de membros da família. Isto significa que pais e cuidadores também precisam de espaços de escuta e acolhimento, de orientação e de cuidados terapêuticos.

Maiores informações www.uppaautismo.org

Beijos  Simone Santiago Marques

 



Deixe um comentário